Personagem "Carlitos" completa 100 anos. Veja!

Personagem "Carlitos" completa 100 anosTempos Modernos, um clássico.

Criado às pressas, o personagem surgiu nos bastidores do Keystone Studios, quando Charlie Chaplin se preparava para filmar Mabel's Strange Predicament(Carlitos no Hotel). O público, porém, o veria pela primeira vez em Kid Auto Races at Venice (Corridas de Automóveis para Meninos), filmado depois, mas lançado dois dias antes, em 7 de fevereiro de 1914.


Em sua autobiografia, Chaplin explica a criação espontânea do personagem:"Não tinha ideia de que maquiagem usar. Não gostei do meu visual como repórter [em Carlitos Repórter (Making a Living, 1914, primeiro filme com Chaplin)]. Porém, no caminho para o figurino pensei em usar calças largas, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu formal. Queria que tudo fosse uma contradição: as calças largas, o paletó justo, o chapéu pequeno e os sapatos grandes. Não sabia se devia parecer velho ou jovem, mas lembrando que [o produtor Mack] Sennett esperava que eu fosse um homem bem mais velho, adicionei um pequeno bigode que, pensei, me daria maturidade sem limitar minha expressão. Não tinha ideia de como seria o personagem. Mas no momento em que me vesti, as roupas e a maquiagem fizeram com que me sentisse como a pessoa que ele era. Comecei a conhecê-lo e no momento em que entrei no set ele estava completamente formado".


Depois de resistir por anos ao cinema falado, estrelando em inúmeros curtas e longas, Chaplin aposentou oficialmente O Vagabundo (ou Carlitos, como ficou conhecido no Brasil) em Tempos Modernos (1936). Alguns dos seus trejeitos foram mantidos no barbeiro de O Grande Ditador (1940), sempre refletindo os ideais sociais de seu criador, mas o personagem seguiu mesmo, ao lado de Paulette Goddard, por uma estrada infinita em direção ao horizonte. Sempre sorrindo.

Veja um clipe do impagável humor de Chaplin, que não precisa de legendas nem de explicações:
http://www.youtube.com/watch?v=3ykdb8Zen-o


Da Redação

Comentários
0 Comentários