Faltam 60 juízes na Paraíba e TJPB deve publicar novo edital de concurso público este ano. Veja!

No Poder Judiciário da Paraíba há uma carência de pelo menos 60 juízes. A mesa diretora do Tribunal de Justiça do Estado, ainda na atual gestão, deve publicar um novo edital de concurso público para contratação de magistrados.

A informação foi dada pelo ouvidor do TJPB, desembargador Fred Coutinho, em entrevista ao programa 27 Segundos, na noite desta sexta-feira (12), na RCTV, canal 27 da Net digital (emissora por assinatura do Sistema Correio de Comunicação).

O tema desperta interesse por parte de quem recorre à ouvidoria do Judiciário paraibano. 

Em relação a 2013, 'concurso público' foi uma das informações que aumentaram de interesse da população, que procurou detalhes sobre editais para contratação de servidores, juiz leigo, estágios e serventias extrajudiciais (cartórios, por exemplo).

Entre 14 de fevereiro e 12 de agosto deste ano, o balanço da ouvidoria do TJPB registrou 2.420 demandas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram 1.725 demandas, houve um aumento de 40,28% no atendimento da ouvidoria. Em julho de 2013, por exemplo, foram 330. Em julho de 2014 pulou para 461.

Na entrevista ao 27 Segundos, apresentado pelo jornalista Hermes de Luna, o desembargador Fred Coutinho destacou que o interesse pela população pelas questões relacionadas com o Judiciário vem aumentando. No ano passado, foram 57 demandas sobre concursos públicos no TJPB e só este ano já foram 87 sobre o mesmo tema.

O ouvidor do Judiciário paraibano destacou que das manifestações relativas às falhas constatadas quando do acesso aos sistemas informatizados do TJPB, em relação ano passado, houve uma diminuição de 93,7%. Das manifestações cadastradas este ano, foram definitivamente resolvidas 2.099, restando apenas 13% sob análise de setores competentes.

Boa parte refere-se à morosidade na tramitação dos processos. Fred Coutinho destacou que esse é um problema crônico do Judiciário brasileiro, mas que o TJPB vem adotando algumas medidas administrativas para minimiza-lo. Um deles é o mutirão de julgamentos, cumprindo metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.

Sobre morosidade processual foram registradas 1.569 este ano, contra 1.063 do ano passado.

Segundo Fred Coutinho, o TJPB está analisando a repercussão financeira, para formatar o edital de um novo concurso público para juiz.


Por Hermes de Luna - Portal Correio

Comentários
0 Comentários