842,4 mil paraibanos sofrem de hipertensão.Veja!

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou um dado preocupante nesta quarta-feira (10).

De acordo com os números, 842.400 paraibanos, com 18 anos ou mais, sofrem de hipertensão e o pior, desses 136.600 nunca verificaram a pressão arterial escondendo uma doença considerada grave e que pode até levar à morte.

Os dados inéditos são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e revelam que as mulheres são as maiores vítimas. Dos 842,4 mil hipertensos, 24,8% são do sexo feminino e 17,9%, são homens.

Menos da metade (34,8%) da população hipertensa na Paraíba receberam, pelo menos, um medicamento no programa farmácia popular e 59,4% tiveram acesso a assistência médica nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa. Outros 14,6% da população se internaram por conta da doença crônica.

O que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

Sintomas

Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Tratamento

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento para ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, que depende das comorbidades e medidas da pressão. É importante ressaltar que o tratamento para hipertensão nem sempre significa o uso de medicamentos – mas se estes forem indicados, ela deve aderir ao tratamento e continuar a tomá-lo mesmo que esteja se sentindo bem. Mas mesmo para quem faz uso de medicação é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.


Do Blog do Gordinho

Comentários
0 Comentários