Nova Agência do Sebrae de Itaporanga (PB) forma sua primeira turma de Empretec.

Depois de uma semana intensa de atividades, com mais de 60 horas de total imersão no mundo do empreendedorismo, 20 empresários da região do Vale do Piancó concluíram o curso Empretec no final da tarde deste sábado, 1º/08, em Itaporanga (PB).

Realizada pelo Sebrae-PB, a capacitação segue metodologia desenvolvida pela ONU e é voltada ao fomento do empreendedorismo e estímulo à identificação de novas oportunidades de negócios.

(1ª Turma formada na Agência)

Além da entrega dos certificados, o encerramento também foi marcado por homenagens aos participantes que se destacaram nas metas estabelecidas durante o curso.


Imagens abaixo:
A atividade final foi coordenada pelos facilitadores Maria de Fátima Camelo, Valdolírio Júnior e Antônio Carlos Palmeira Salles, acompanhados pelo consultor de gestão empresarial do Escritório Regional do Sebrae, Diceu Nazário.

“Não imaginei que o processo de autoconhecimento que o seminário proporciona iria ser tão rico”, disse empresária Danielle Dantas, dona de uma empresa têxtil em Itaporanga. “Por mais que a gente se sinta arrojada, muitas vezes não se prepara adequadamente para tomar decisões. Agora, com o curso, tenho condições de me preparar melhor para a vida empresarial”, ressaltou. Segundo a empresária, outro ponto forte da capacitação foi a rede de contatos que conseguiu articular durante a semana.

“A metodologia do curso é envolvente e não nos deixa fugir do foco”, comenta Maria de Lourdes, dona de uma empresa de decorações no centro de Itaporanga. Para ela, seria interessante que novas turmas do Empretec se formassem no Vale do Piancó. “A gente sai acreditando ainda mais que é possível fazer bem feito, apesar das dificuldades. Mas não basta querer, é preciso ter planejamento e saber fazer”.

Isaac Carvalho, dono de uma loja de veículos, disse que o curso “é fantástico” e que vai colocá-lo em prática de imediato. A primeira tarefa é a elaboração de um plano de negócio para a empresa. “Agora tenho noção do que realmente é um plano de negócios e conheço as ferramentas para fazê-lo”, explicou o empresário, que também preside a Câmara Municipal de Olho D’água (PB). 

Victor dos Santos, funcionário do escritório de Contabilidade Scrita, classificou a experiência do Empretec como “imprescindível” para o empresário que quer alcançar sucesso nos negócios. A gerente da empresa Inforcopy (provedor de internet), Iêda Alvino, disse que o curso “é surpreendente” e superou todas as suas expectativas.

A gerente do Sebrae de Itaporanga, Anna Stefania, reforça que o Empretec “potencializa a performance do empreendedor, com destaque ao planejamento atrelado a objetivos definidos e metas desafiadoras, trabalhando de forma intensa o comportamento em busca de resultados”. Para ela, o seminário mostra ao empresário, na prática, “como é possível gerir a empresa de forma profissional, sem improvisação”.

O facilitador Valdolírio Júnior acredita que os empresários do Vale vão trabalhar de forma diferente a partir do Empretec, “porque sabem a responsabilidade que têm como empreendedores para que seus negócios alcancem melhores resultados”. E o desenvolvimento das micro e pequenas empresas – continua o consultor – “é fundamental para fazer girar a economia de cada localidade onde atuam”.

Já para o facilitador Antônio Carlos que aproveitou a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos na turma e conhecer a cidade de Itaporanga pela primeira vez, o Empretec dá ao empreendedor uma visão diferente do mercado, abre portas e novas oportunidades, além de fazer refletir sobre o comportamento pessoal a frente do empreendimento.

Novo encontro da primeira turma de Empretecos formada na Agência do SEBRAE de Itaporanga já foi agendado para o dia 24 de agosto, quando serão trocadas experiências sobre o encaminhamento de ações propostas pelos participantes.  


Do DiamanteOnline

Comentários
0 Comentários