Três escolas representam o Vale do Piancó na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2015; uma delas conquistou medalhas.

Foi realizada entre os dias 5 e 9 deste mês, a etapa paraibana da IX Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2015. O evento aconteceu na Estação das Artes, anexo da Estação Cabo Braco na capital do Estado, João Pessoa.

O evento reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas Publicas e Privadas do Estado. De acordo com o coordenador desta etapa realizada em João Pessoa, Fagner Ribeiro, a Paraíba é o estado que teve um dos maiores números de equipes inscritas na OBR 2015, foram 328 no total, ficando atrás apenas do estado de São Paulo, o primeiro desta lista.

(Alunos de Nova Olinda conquistam medalha de prata)
A OBR objetiva incentivar e despertar o interesse do aluno e também dos professores por ciência e tecnologia, contribuindo assim para o surgimento ideias revolucionárias, visando um mundo cada vez melhor.

Imagens abaixo


Foram quatro dias de competição, onde em cada dia se classificavam sete equipes de cada nível (Nível I - Alunos do Ensino Fundamental; Nível II - Aluno do Ensino Médio), totalizando 56 equipes. A equipe que venceu a etapa estadual representará a Paraíba na etapa nacional da OBR.

Representando o Vale do Piancó na etapa estadual da OBR 2015, estavam alunos e professores das Escolas Padre Manoel Otaviano de Ibiara (Equipe Septem), Adalgisa Teodulo da Fonseca  de Itaporanga (Equipes Escola Adalgisa 2º Ano e Escola Adalgisa 3º Ano), e Escola João Leite Neto de Nova Olinda (Equipe Robótica VI), ambas do nível II. Todas as escolas participaram pela primeira vez da competição, porém duas equipes conseguiram chegar até a final: Escola Adalgisa 3º Ano e Robótica VI. 

(Equipe Septem de Ibiara)
Na eliminatória do dia 8, a equipe Robótica VI da Escola João Leite Neto de Nova Olinda, conseguiu 2º lugar e conquistou a medalha de prata no nível II. No dia 9, dia da grande final, a mesma equipe conseguiu o 19º lugar na classificação geral, e a equipe Escola Adalgisa 3º Ano 3º ANO ficou em 29º lugar. 

"É importante destacar o empenho de nossos alunos, eles se dedicaram ao máximo para essa etapa da OBR. Foram praticamente quatro meses de preparação, dias e dias de muito estudo, chegando a deixar de lado o final de semana de descano para se dedicarem na montagem e programação do robô que eles produziram. Eles não chegaram a final, ficaram em oitavo lugar na eliminatória do dia sete, porém sabemos o quanto nossos alunos se empenharam, por essa razão parabenizo todos eles", relatou o professor Mário Alves, responsável pela equipe Septem da Escola Padre Manoel Otaviano de Ibiara.  

Turismo

Na volta para casa, os alunos da Escola Padre Manoel Otaviano tiveram a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos. "A experiência de participar de uma competição desse nível foi extremamente importante tanto para nossos alunos quanto para nos professores, isso nos mostra que temos a capacidade de ir além do que imaginamos, mesmo passando pelas dificuldades que passamos. Não conseguimos a classificação para final, então resolvemos proporcionar a nossos alunos um passeio por alguns pontos turísticos na volta para casa", disse o professor João Antonio, que também acompanhou a equipe Septem. 
(Estação Ciência - João Pessoa )
(Colégio das Carmelitas - Bananeiras )
(Campus III da UFPB - Bananeiras)

Do DiamanteOnline

Comentários
0 Comentários