Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão é lembrado nesta terça-feira, 26. Em Patos, pacientes contam com atendimento especializado.

 

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão a doença atinge cerca de 25% da população brasileira adulta, mais de 50% da população idosa e 5% de crianças e adolescentes. Sendo também responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal no país.
Embora provoque tantos danos à saúde a pressão alta é um mal silencioso e a ausência de sintomas atrasa o diagnóstico. Em Patos, a parcela da população que é acometida pela hipertensão encontra atendimento especializado nas 40 unidades de saúde, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Academias de Saúde, Centro de Especialidades Frei Damião e Farmácia Básica.
Nas unidades de saúde os atendimentos médico e de enfermagem garantem o acompanhamento da pressão arterial, como também o encaminhamento para consultas especializadas com cardiologista no Frei Damião.
“O paciente também conta com as Academias de Saúde e os NASF’s que por meio dos grupos de atividades físicas contribuem para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Além de toda assistência médica especializada o município também fornece de forma gratuita por meio da Farmácia Básica o medicamento adequado para o controle da pressão arterial. É importante lembrar que este acompanhamento acontece durante todo o ano, tanto por meio da Atenção Básica, como da especializada,” frisou o gerente de Atenção Básica do Município de Patos, Diego Andrade.

Assessoria 

Comentários
0 Comentários