Governo lança campanha contra febre aftosa 2016.


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), junto a Defesa Agropecuária estadual, lança, neste domingo (1º), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2016. A ação prossegue até o dia 31 de maio.
A Paraíba foi reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal como zona livre de febre aftosa com vacinação, em maio de 2014. Nesta campanha, o Estado comemora dois anos do reconhecimento.
Na etapa passada, realizada durante as duas fases no mês de maio e novembro, foram imunizados mais de 95% dos animais, obtendo a cobertura vacinal acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O índice mínimo de cobertura exigido pelo Ministério da Agricultura é de 80% e todos os municípios paraibanos ultrapassaram a meta mínima com destaque sempre para os municípios da região de Patos, com índice superior a 98%.
O secretário titular da Sedap, Rômulo Montenegro, destaca a importância da vacinação para o rebanho de bovinos e bubalinos. “Contamos com a participação dos criadores para manter o estado reconhecido por órgãos internacionais como livre de aftosa. A doença é uma enfermidade altamente contagiosa devido ao seu grande poder de difusão, e isso interfere diretamente no comércio estadual, interestadual ou internacional de animais, seus produtos e subprodutos e causa prejuízos sem precedentes à economia. Por esses motivos, não podemos retroagir”, observa o secretário.
- See more at: http://www.portalpedrabonita.com.br/21196/governo-lanca-campanha-contra-febre-aftosa-2016.html#sthash.gqseO3ta.dpuf

Fonte Assessoria

Comentários
0 Comentários