144 condutores levarão a Tocha Olímpica em trajeto de 29 km em João Pessoa.

Tocha Olímpica chega a 
João Pessoa nesta sexta-feira (Foto: Walla Santos)
A Tocha Olímpica começará seu trajeto em João Pessoas às 13h da próxima sexta-feira (03), após passar pelas cidades de Guarabira e Sapé. Um total de 144 condutores irá percorrer o trajeto de 29 km em João Pessoa.
Cada um dos condutores irá percorrer 200 metros. A listagem completa só será divulgada na véspera, por decisão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para manter a segurança dos participantes.
Condutores da Tocha em João Pessoa. Foto: Walla Santos
Na manhã desta sexta-feira (1º), foram apresentados alguns dos condutores da chama olímpica em entrevista coletiva. Um deles é o atleta paralímpico, Renan Bezerra da Silva, que destacou sua felicidade imensa por ser escolhido para conduzir a tocha olímpica. De acordo com Renan, “esse fogo sagrado que espalha aí a paz, a lealdade e é muito importante para mim, me sinto muito feliz em ser condutor”.
Renan, que aos 16 anos já é atleta da Seleção Paraibana Juvenil de Goalball, alimenta o sonho de um dia representar o país até nos Jogos Paralímpicos. Apesar de prever ser necessário ainda muito treino, ele lembra que “nossos times são muito fortes, são destaques no Brasil e tem a fama de revelar bons atletas, assim como a gente já tem na seleção”.
O percurso da Chama Olímpica em João Pessoa irá começar na Casa da Pólvora, no Centro Histórico por volta das 13h. Já o encerramento acontece por volta das 21h com cerimônia de acendimento da Pira Olímpica e show da banda paraibana Os Gonzagas no Busto de Tamandaré.
O major Alecssandro Araújo Medeiros detalhou o trajeto da tocha e as apresentações culturais que devem acontecer. “No começo teremos a apresentação do balé cultural da Universidade Federal, porque lá é rápido o evento, que é o início realmente do revezamento. Após a chegada do último condutor, o acendimento da pira e todo o protocolo olímpico que é feito, aí a apresentação dos Gonzagas para abrilhantar a festa”, explicou.
Modificações no trânsito
De acordo com o diretor de operações da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Nóbrega, algumas vias serão isoladas já na parte da manhã desta sexta-feira (03). Toda a parte de estacionamento dos dois lados da avenida General Osório será isolada já na parte da manhã “porque o início da tocha vai ser na Casa da Pólvora vindo pelo adro da Igreja São Francisco e se encontra com o comboio que estará estacionado na General Osório”, explica o diretor de operações.
Também será feito isolamento dos estacionamentos ao lado do Mercado da Torre a partir da Barão de Mamanguape, assim como na Praça Tiradentes, que também é conhecida como Praça São Gonçalo. Na parte final do evento também será fechado o trecho em frente ao Busto de Tamandaré, com previsão de liberação às 21h.
Já os demais trechos em que a Tocha irá percorrer, devem ser bloqueados apenas no momento de passagem do comboio. Cristiano Nóbrega destaca que “vamos isolando no momento em que vamos passando e no momento que passar, o trânsito será liberado normal”.

Comentários
0 Comentários