Infestação de grilos atinge cidade do Vale do Piancó e incomoda população.


Não bastassem as baratas, as moscas, agora é a vez do grilo. O inseto está invadindo as residências da cidade de Conceição com um número nada comum. 

De acordo com especialistas, o fator principal, responsável pela superlotação do grilo é a mudança de clima associada à devastação do meio ambiente. Por um lado, com o fim das chuvas, o clima esquenta e se torna propício para a reprodução do inseto. Por outro lado, com a devastação do meio ambiente e a diminuição do seu predador natural, o grilo se desloca para as cidades, em quantidade maior, conforme explicam os especialistas. Como explicação está o fato de os predadores naturais dos grilos - animais como sapos e lagartixas -, estarem em quantidade menor do que o suficiente para conter a população de grilos

Cuidados
Ainda segundo especialistas, é importante manter as portas das residências fechadas e não acumular lixo nos muros. Esses fatores atraem os insetos para dentro das residências e incomodam as famílias. Como os grilos têm hábitos noturnos, são atraídos pela luz que fica acesa em casa.

Som e Reprodução
O som que escutamos e é conhecido como 'canto do grilo' na verdade é som do atrito das asas do macho para atrair a fêmea para o acasalamento. Segundo os especialistas, cada fêmea pode gerar 39 novos grilos em cada ciclo reprodutivo.

Por fim, especialistas no assunto explicam que não precisa ter medo ou ficar preocupado com a transmissão de alguma doença, o único incomodo realmente é o canto. 

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Comentários
0 Comentários