Patos e mais 23 municípios participam de capacitação sobre Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal.


Representantes dos setores de imunização e vigilância ambiental da cidade de Patos e mais 23 municípios que compõem a 6ª Gerencia de Saúde participaram na tarde dessa quinta-feira, dia 18, de uma capacitação voltada para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal. A atividade aconteceu no auditório do 6º Núcleo de Saúde, localizado no bairro Belo Horizonte.
O Chefe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo, palestrante convidado, disse que o objetivo principal da campanha é eliminar a raiva humana que é transmitida por cães e gatos, principais focos entre os animais domésticos.
“Existe um compromisso dos países latino-americanos para eliminar a raiva transmitida por cães, que é o principal foco da doença no ciclo urbano, nos próximos quinze anos. Sendo que este período completou ano passado, em 2015. Portanto, trouxemos números e estatísticas que mostram que após o advento das campanhas, aliadas a outras medidas de controle, esse objetivo tem sido alcançado”, explicou.
Além da Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal, o estado da Paraíba ainda adota a profilaxia da raiva humana, bloqueio de foco e observação clínica de cães e gatos suspeitos da doença.
A coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, Socorro Guedes, ressaltou que a importância da campanha, uma vez que é a maneira mais eficaz de erradicar a raiva. Além disso, ela enfatizou que atualmente existe uma diminuição da produção do soro antirrábico, e por isso se torna ainda mais urgente um controle dessa doença.
A campanha já está sendo iniciada em várias cidades, sendo que o Dia D será no dia 17 de setembro, com término previsto para o final do mesmo mês. Na cidade de Patos a meta é vacinar no mínimo 80% dos animais.

Patosonline.com

Comentários
0 Comentários