DER abre licitação para empresas de ônibus intermunicipal de Bayeux e João Pessoa.

Ônibus intermunicipal de Bayeux e João Pessoa (Foto: Divulgação)
O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) vai realizar licitação para ônibus intermunicipal em Bayeux. O DER divulgou aviso de licitação para permissão onerosa pelo período de dez anos para a exploração do transporte coletivo intermunicipal de passageiros operado por ônibus para os municípios de Bayeux e João Pessoa. O aviso foi publicado pelo DER no Diário Oficial do Estado do último sábado (08), na página 14. 
Segundo o aviso, o edital da licitação (tipo melhor proposta técnica com preço fixado) deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail cpl@der.pb.gov.br. A licitação está marcada para o dia 24 de novembro, às 10h.
A medida atende recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Bayeux, expedida no último dia 6, depois que os motoristas que trabalham na empresa “Metro” (responsável pela linha Bayeux-João Pessoa) ameaçaram a paralisação do serviço. O assunto foi tratado em audiência promovida pela promotoria, com representantes da categoria. 
De acordo com o Ministério Público da Paraíba, desde 2013, a promotoria tem adotado uma série de medidas – inclusive com o ajuizamento de ação civil pública - para cobrar a realização dessa licitação, devido à má qualidade do serviço prestado atualmente pelas empresas do transporte coletivo intermunicipal.
De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros e Cargas do Estado, o serviço prestado pela empresa "Metro" é o pior da Paraíba, e coloca em risco a segurança e a vida dos profissionais e passageiros, visto que a frota é formada por veículos com mais de 20 anos de uso, que não passam por manutenção e vistorias e que inclusive estão sem emplacamento. 
Além disso, a categoria reivindica direitos trabalhistas (como férias vencidas, salários que estão atrasados, 13º salário, INSS e FGTS) que estariam sendo desrespeitados pela “Metro”.

Comentários
0 Comentários