Festa de Iemanjá deve atrair 100 mil pessoas para a orla da Capital.

As homenagens à Rainha do Mar 
acontecem desde 1966 (Foto: Divulgação)
A 52ª edição da Festa de Iemanjá que acontece nesta quinta-feira (8) no Busto de Tamandaré, na praia de Cabo Branco, deve atrair cerca de 100 mil pessoas na orla da Capital, segundo estimativa da Federação dos Cultos Africanos da Paraíba.
De acordo com a presidente da federação, Penha de Iemanjá, as homenagens acontecem desde 1966, e é organizada para reverenciar as religiões de matriz africana, Iemanjá é considerada a mãe de todos os orixás.
Confira a programação da 52ª edição da Festa de Iemanjá 2016.
14h30 - Carreata de Iemanjá, saída da Rua, Zumira de Novais sob a Responsabilidade do Babalorixá Pai Joelson (Mago) até o Palácio de Xangô Alafim.
16h00 - Caminhada de Iemanjá 26° Anos concentração av. João Soares da Costa, 409 (Avenida da Pedra) sob a responsabilidade do Rei do Candomblé Pai Gilberto.
Pré- Abertura no Palácio de Iemanjá
18h00 - Grupo de Afoxé Ylê Awá
19h15- Abertura Oficial da Festa com a Palavra da Presidente Penha de Iemanjá.
19h0 - Queima de Fogos em homenagem a Rainha do Mar.
19h25 - Coroação da imagem de Iemanjá por duas Crianças vestidas de anjos.
19h30 - Apresentação dos Terreiros
23h55 - Encerramento do evento.
A Semob vai disponibilizar seis motociclistas e uma viatura com quatro agentes de mobilidade para acompanhar todo o trajeto do cortejo. Durante o percurso, os agentes da Semob vão bloquear o tráfego transversal para a passagem da procissão apenas quando os fiéis estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado logo após a passagem. Durante o cortejo, parte da via (meia pista) será isolada, ficando a outra liberada para o tráfego de veículos que deverão circular em velocidade reduzida ao se aproximarem dos devotos.
O final da Avenida Epitácio Pessoa será bloqueado para o tráfego de veículos, a partir das 18h, para a chegada da procissão ao Busto de Tamandaré, onde os religiosos entregam oferendas à Iemanjá. O acesso a Tambaú vai ser pela Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, já o acesso ao Cabo Branco será feito pela Rua Antônio Lira.
A Divisão de Ônibus (Dion) da Semob determinou às empresas reforço nas linhas 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; e Circulares 1500 e 5100 para atender à demanda dos usuários que irão ao Busto de Tamandaré acompanhar as comemorações a Iemanjá.

Comentários
0 Comentários