Uma das maiores autoridades maçônica do vale do Piancó é Filho natural de Olho D´água concede uma entrevista espetacular.




O jovem Manoel Bezerra Neto, conhecido por nós que somos amigos como “Netinho”, mas no mundo maçônico é conhecido como “Venerável Mestre Neto”, alusivo ao cargo que ocupa na Loja Maçônica José Bráulio de Souza de nº 2.945 na cidade de Piancó. 

Visto que a Maçonaria por ser uma sociedade discreta o mesmo já está no cargo de venerável mestre, cargo que equivale a comparação de uma cidade como o de prefeito, a três anos e meio, e por curiosidade de algumas pessoas, que tenta entender o que é a Maçonaria? 

Netinho ou Venerável Mestre Neto, responde que a maçonaria é composta de homens de bens, livre e bons costumes, e que busca o bem estar da sociedade, com olhos voltado para os mais carentes, ajudando de uma maneira discreta sem propaganda, onde a discrição é a marca do homem sábio, fazer o bem sem olhar a quem. E busca com seus membros buscar a justiça e a igualdade entre os homens. 

Porque a Maçonaria tem tanto segredo? 

O que você conversa em casa com sua esposa e familiares, costumas não divulgar? Assim fazemos o mesmo, não divulgamos o que conversamos com os irmãos. 

Qualquer um pode ser maçom? 

O ingresso na maçonaria é feito por indicação, e tem alguns critérios, nós não escolhemos os nossos irmãos biológicos, ou seja, irmão de sangue, mas escolhemos os nossos irmãos maçons, e um dos requisitos para ser maçom é acreditar em Deus, criador de tudo e todas as coisas existentes no universo. 

Geralmente quem ocupa cargo de venerável Mestre são homens mais velhos e de grande experiência de vida, como um jovem como você, pode chegar ao cargo maior de uma Loja maçônica? 

Não sou novo, já tenho 39 anos dos quais oito dedicado a maçonaria, juntando a experiência maçônica, e a sabedoria adquirida ao logo da vida profana, foram suficiente para adquirir sabedoria necessária para chegar ao cargo que ocupo a quase quatro anos.

Soube que construiu um dos mais belos Templo Maçônicos do vale do Piancó e até mesmo da Paraíba.

Sim, nós construímos um templo com a ajuda de todos os irmãos da Paraíba, estamos terminando a gestão em junho de 2017, com a sensação do dever cumprido. 

Quero agradecer a oportunidade de falar um pouco da maçonaria e dizer que fazer o bem não tem sensação melhor no mundo. 






Comentários
0 Comentários